Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/MA REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DEBATERÁ O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA TRANSPORTE INDIVIDUAL PRIVADO DE PASSAGEIROS

    há 7 anos

    Firme em seu propósito de atender aos anseios da sociedade maranhense e ser, de fato e de direito, reconhecida como a Casa de Todos, é que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), realizará, no próximo dia 24 de maio, em seu Auditório, a partir das 14h, uma audiência pública com o objetivo de promover um amplo debate sobre o uso de aplicativos móveis para transporte individual de passageiros em São Luís.

    A intenção da Seccional Maranhense da Ordem é reunir os principais atores do sistema de transporte público da cidade, vereadores, agentes de segurança, operadores do sistema de aplicativos, representantes dos taxistas e a população em geral para tratar Lei nº 119/2015, de autoria da ex-vereadora Luciana Mendes, que proíbe o funcionamento de aplicativos tais como o Uber em São Luís.

    “É mais um importante debate que traremos para esta Casa com o intuito de permite que todos os pontos sejam esclarecidos e que se encontre uma solução que atenda a todos da melhor maneira possível. Abrir as portas da Ordem para questões de interesse público, só nos dá a certeza de que a OAB é de fato a Casa de Todos”, disse o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

    Para o vereador Paulo Vitor (PROS), um dos defensores do projeto, “é fundamental esta audiência pública para que os maiores interessados sejam ouvidos: população, taxistas, Uber's e autoridades competentes. O debate e a discussão de ideias são primordiais para uma decisão democrática e com certeza esta audiência será peça chave para a definição da matéria na Câmara Municipal de São Luís” defendeu.

    A audiência pública foi proposta em um momento importante e após conversa do presidente da OAB Maranhão com o vereador Paulo Victor, já que no mês passado, a Câmara Municipal de São Luís promulgou a Lei nº 119/2015 suspendendo a autorização para motoristas utilizarem aplicativos móveis em celulares para o transporte individual de passageiros, como o Uber, ficando o serviço de exclusividade dos taxistas.

    No cenário mundial e nacional a polaridade entre as vantagens e desvantagens desse tipo de serviço dá a tônica de quão é importante discutir este assunto. Enquanto os criadores dos aplicativos apresentam resultados com receitas para o Estado e benefícios para os usuários e ainda melhorias no tráfego das ruas onde atuam, o motorista que deseja dirigir um táxi no Brasil, por lei, precisa de uma licença da prefeitura e de um alvará para o carro. Em algumas cidades, ainda mais documentos são necessários.

    Em menos de cinco anos de operação, a Uber já está presente em 56 países e mais de 300 cidades — cinco no Brasil. Desde seu início, já levantou 5,9 bilhões de dólares de investidores de risco e é avaliada em 41 bilhões de dólares. Para um milhão de passageiros que usam o serviço diariamente, a Uber é o futuro do transporte nas grandes cidades, segundo dados da revista Exame. Em pesquisas realizadas nas redes sociais 91% da população maranhense colocou-se como favorável ao serviço por meio de aplicativos.

    Serviço:

    O quê: Audiência Pública sobre o uso de aplicativos móveis para transporte individual de passageiros.

    Quando: 24 de maio

    Local: Auditório da OAB Maranhão

    Horário: das 14 às 18h

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ma-realizara-audiencia-publica-que-debatera-o-uso-de-aplicativos-moveis-para-transporte-individual-privado-de-passageiros/460983446

    Informações relacionadas

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    Juiz pode ser sócio em instituição de ensino preparatória para exame da OAB

    OAB - Seccional Maranhão
    Notíciashá 16 anos

    Juiz não pode ser sócio de curso jurídico, diz Joaquim Falcão

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 16 anos

    Juiz não pode ser sócio de curso jurídico, afirma CNJ

    OAB - Seccional Maranhão
    Notíciashá 7 anos

    OAB MARANHÃO REALIZOU ATENDIMENTOS DE ORIENTAÇÃO JURÍDICA NA 26ª EDIÇÃO DO AÇÃO GLOBAL

    OAB - Seccional Maranhão
    Notíciashá 7 anos

    OAB MARANHÃO DESENVOLVE PROJETOS PARA A JOVEM ADVOCACIA

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)