Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-MA LEVA INFORMAÇÕES AOS ADVOGADOS QUE TRABALHAM NO FÓRUM DE SÃO LUÍS SOBRE CARGA RÁPIDA DE PROCESSO

    há 7 anos

    O inciso XVIII do artigo da Lei 8.906/94, e o inciso I do artigo 40 do Novo CPC estabelecem como um dos direitos do advogado "examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos".

    Ciente disso, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA) esteve na manhã de ontem 23, no Fórum Desembargador Sarney Costa distribuindo um panfleto explicativo aos advogados e deixando nas secretarias do Fórum.

    “A Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado da OAB fez ao longo de 2016 um levantamento das maiores dificuldades enfrentadas pelos advogados maranhenses. Estamos hoje, no primeiro dia útil, após as férias dos advogados civilistas, com esta panfletagem sobre carga rápida e processo. Serviço preventivo que será levado aos demais fóruns e juizados. Além disso, a Comissão levará outras atividades a demais áreas do direito, como a criminal, desenvolvendo atos juntos as delegacias e varas criminais”, afirma Pedro Alencar, vice-presidente da OAB-MA.

    A chamada "carga rápida" busca minimizar a burocracia de carga de processos e flexibilizar o direito de cópia de autos. Por meio dele, o advogado, regularmente inscrito na Ordem, pode retirar os processos das unidades judiciárias para extração de cópias, mesmo que não sejam procuradores de quaisquer das partes. Tal medida é um direito do cidadão de ter acesso aos processos que fazem parte antes de juntar procuração, já que é comum a efetiva contratação só ocorrer após o patrono ter acesso aos detalhes do processo.

    Com esta ação, a OAB-MA fortalece o trabalho de defesa da classe em todo o Estado. Já no começo do mês, a comissão esteve nos municípios de Humberto de Campos, Icatu, Morros e Viana. O material será entregue também nas demais comarcas do Maranhão como forma de conscientizar a advocacia e a população de tão importante direito para a manutenção do estado democrático.

    Vale destacar que em fevereiro o Maranhão receberá a Caravana das Prerrogativas, entre os dias 15 a 17, que contará com a presença do presidente da OAB nacional, Cláudio Lamachia com atos realizados em São Luís e Imperatriz.

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações371
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ma-leva-informacoes-aos-advogados-que-trabalham-no-forum-de-sao-luis-sobre-carga-rapida-de-processo/420970642

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)