Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/MA DE TODOS!

    O advogado, professor universitário e atual diretor da Escola Superior de Advocacia do Maranhão (ESA/MA), João Batista Ericeira, publicou artigo no Jornal O Imparcial, na edição do dia 05, onde ressalta os novos rumos que a OAB/MA tomará sob a direção do

    há 8 anos

    Na próxima quinta-feira, dia 7, estará se empossando solenemente na Presidência do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Maranhão, o advogado Thiago Diaz. Após um pleito renhido e emocionante, a chapa por ele encabeçada foi vitoriosa por expressiva maioria de votos. Proclamado o resultado, partiu-se para as devidas comemorações e as inevitáveis buscas de explicações para o surpreendente resultado, já que a chapa situacionista era dada como antecipadamente vitoriosa. A vitória possui muitos donos, a derrota é sempre órfã. Se ganha uma eleição, sobretudo em função de dois fatores: os erros do adversário e o esforço dos aliados. O mais são conjecturas, hipóteses do que poderia ser e que não foi.

    Convenhamos, o resultado foi positivo para a entidade, ao permitir a alternância da direção, principio altamente democrático, ensejará a renovação de métodos de gestão a serem testados no próximo triênio. Em nossa política interna sejamos modelares. Temos divergências programáticas, nunca de ordem pessoal. Jamais percamos a ternura, o adversário não é inimigo, mas opositor no campo das ideias, com quem devemos trabalhar e conviver fraternalmente.

    A OAB é uma instituição prestigiada pela sociedade civil em razão das causas cívicas que abraçou ao longo de História. Ultimamente, levantou a bandeira da Reforma Política, indispensável ao futuro democrático do país. Precisa dar o exemplo na prática da sua política interna. Passada a disputa eleitoral, não há mais grupos ou facções, devemos nos voltar para os interesses da entidade. Não há nenhuma justificativa para procedimento oposto. Os colegas escolhidos irão servir a todos os advogados. Não encontrarão vantagens, mas os ônus de trabalhar pela categoria.

    Convém explicar a sua natureza colegiada. Os integrantes do Conselho são representantes dos advogados, têm atribuições deliberativas. O instrumento da execução é a Diretoria. Sob a coordenação do seu presidente, dispõe de órgãos de apoio: a Escola Superior de Advocacia; a Caixa de Assistência; o Tribunal de Ética e Disciplina; as Comissões Temáticas.

    Todos os advogados inscritos são convidados a participar em um desses órgãos, dando a contribuição participativa necessária ao bom desempenho da instituição. O novo presidente a empossar-se tem qualidades pessoais que o qualificam para o cargo: sabe ouvir; tem capacidade para dialogar; habilidade no trato; humildade e determinação para enfrentar os obstáculos.

    Suas qualidades pessoais não dispensam a ajuda dos colegas de todas as faixas etárias, jovens e veteranos na advocacia. A missão é coletiva, o desafio é de todos nós, lutar para qualificar os advogados num universo em crescente expansão. No Brasil somos 900mil, a cada ano formam-se 90 mil nas 1.200 faculdades. O mercado conseguirá absorvê-los? As ofertas de empregos no setor privado e os concursos públicos são insuficientes. Há muita frustação e desencanto ao lado do sucesso dos vitoriosos, dos que aparecem na mídia, nos telejornais, nos noticiários das operações contra a corrupção. Dos que patrocinam grandes causas empresariais e tributárias e atuam nas separações de pessoas famosas. Afinal, a advocacia é uma profissão mágica e encantadora. O que fazer? O problema é nacional e mundial.

    A prioridade das prioridades é investir em programas permanentes de educação continuada para a advocacia. Em cursos, palestras, mesas de debates, seminários, transformando as Escolas Superiores de Advocacia (Esas) em universidades regionais, coordenadas pela Escola Nacional de Advocacia-ENA, funcionando esta como Universidade Nacional, de caráter corporativo, suprindo as conhecidas deficiências dos cursos de bacharelado em Direito.

    Promover o aperfeiçoamento dos advogados é imposição estatutária contida no artigo 44. É o caminho de excelência para a instituição ajudar os seus profissionais no enfrentamento do excesso de oferta e nas dificuldades do mercado para o exercício e o desempenho da advocacia. Pesquisando-se, de igual modo, novas tecnologias e campos de atuação da advocacia.

    Estou certo que o presidente Thiago Diaz e a sua equipe trilharão esse caminho, compatível com o slogan da chapa: A OAB de Todos, para construir uma entidade forte a serviço da categoria em que cada advogado invista na sua formação, e se torne diferenciado em termos de qualificação. Mais uma vez para atingir esse objetivo é indispensável a ajuda e a participação, de cada um e de todos.

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ma-de-todos/298628879

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)