jusbrasil.com.br
6 de Julho de 2022
    Adicione tópicos

    Guilherme Zagallo será homenageado pela Assembléia Legislativa com o Título de Cidadão Maranhense

    OAB - Seccional Maranhão
    há 13 anos

    O vice-presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Guilherme Zagallo, será homenageado pela Assembléia Legislativa do Maranhão com a concessão do título de ‘Cidadão Maranhense’. A entrega do título ocorrerá no dia 10 de dezembro durante sessão solene de comemoração dos 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do Centenário de dom Helder Câmara.

    A concessão do título foi uma proposição da deputada Helena Heluy, em reconhecimento aos relevantes serviços por Guilherme Zagallo à sociedade maranhense como militante das causas sociais e como defensor intransigente da cidadania e dos direitos humanos.

    Sobre o homenageado - Guilherme Zagallo é natural de Belém (PA) e está radicado em São Luís desde 1983. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) tem militância efetiva na advocacia desde 1992, com atuação na área trabalhista.

    Além de vice-presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e membro da Comissão de Acesso à Justiça do Conselho Federal da entidade, exerce atualmente o cargo de relator nacional em Direitos Humanos, na área de meio ambiente.

    Foi Coordenador do Movimento Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e Administrativa (2006/2009); representante da Ordem dos Advogados do Brasil no Conselho da Cidade de São Luís (2006-2008 e 2008/2009) e no Conselho Estadual das Cidades (2008/2009); e representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Maranhão, no Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos (2008/2009).

    Estudioso das questões ambientais,abraçou a luta contra a implantação do Pólo Siderúrgico na Ilha de São Luís, dedicando-se ao estudo dos impactos ambientais que provocariam danos irreversíveis à vida da população da Ilha. Incansável nessa causa, tornou-se o coordenador do ´Movimento Reage São Luís´, composto por 40 entidades da sociedade civil maranhense. Igualmente, por esse compromisso, foi coordenador da Campanha ´Justiça nos Trilhos´, que articula ações de entidades da sociedade civil para minimizar os impactos sócio-ambientais ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

    Integra o Conselho do Observatório Social de São Luís, o Conselho Diretor da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (2009) e a Rede Brasileira de Justiça Ambiental

    Agraciado com a Medalha Simão Estácio da Silva, título outorgadopela Câmara Municipal de São Luís, em 2006, Guilherme Zagallo tornou-se Cidadão de São Luís, em 2008, uma homenagem ao seu trabalho em defesa dos interesses da população ludovicense com ações efetivas com vistas à proteção das comunidades expostas aos negativos impactos ambientais e sociais.

    Informações relacionadas

    OAB - Seccional Maranhão
    Notíciashá 14 anos

    Câmara concede título de cidadão ludovicense a Guilherme Zagallo

    Isabella Brito Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Se habilitar como advogado dativo pode ser uma excelente escolha

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)