Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Site revela o mapa do controle da mídia no Brasil

    há 16 anos

    A Rede Globo controla quantos canais de televisão? O senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello é proprietário de quantos veículos de comunicação?

    Essas e outras informações podem ser encontradas no site Donos da Mídia, que disponibiliza a maior base de dados do mercado de comunicação do País.

    “Isso sempre foi um arquivo fechado. Os veículos de comunicação não informavam o público sobre o seu próprio mercado”, diz o coordenador do projeto, James Görgen.

    A divulgação foi feita ontem (14/10) pelo site Comunique-se, em texto do jornalista Sérgio Matsuura. Ele conta que como "resultado de 20 anos de pesquisa, a divulgação desses números faz parte da terceira fase de um projeto iniciado pelo jornalista Daniel Hertz, morto em maio de 2006".

    Segundo Görgen, ela só foi possível por causa dos avanços tecnológicos, que permitiram a automatização do banco de dados.

    Uma das questões levantadas pelo estudo é a participação de políticos como proprietários de veículos de comunicação. Controlando diretamente, existem 271 pessoas com cargos eletivos nessa situação: 147 prefeitos, 55 deputados estaduais, 48 deputados federais, 20 senadores e um governador.

    O site também divide esse número pelos partidos. O DEM possui 58 políticos donos de veículos de comunicação, seguido pelo PMDB, com 48, e PSDB, com 43.

    A Rede Globo lidera o ranking, com 35 grupos que controlam 340 veículos. O sistema engloba 105 emissoras de tevê, 69 veículos próprios, 33 jornais, 52 rádios em AM, 76 em FM e 11 em ondas curtas, além de ser reforçada por 3.312 retransmissoras.

    E Fernando Collor é proprietário de quatro veículos de comunicação.

    O site Donos da Mídia disponibiliza num único endereço informações que são divulgadas pelo Governo e entidades privadas.

    Para acessar o site Donos da Mídia, clique aqui.

    Para ler na íntegra a matéria do site Comunique-se, clique aqui.

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações685
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/site-revela-o-mapa-do-controle-da-midia-no-brasil/122870

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo 14. Publicidade Médica nas Mídias Sociais: Proposta de Um Modelo Contemporâneo no Brasil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)