Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Entidades rearticulam Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Maranhão

    Reunião aconteceu na sede da OAB/MA nesta sexta-feira e reunião representantes de diversas entidades da sociedade civil

    há 11 anos

    Entidades representativas dos diversos segmentos sociais reuniram-se sexta-feira, 21, para debater a rearticulação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) no Maranhão. O encontro contou com a presença do presidente da OAB/MA, Mário Macieira, do conselheiro federal, Guilherme Zagallo, que já foi coordenador do movimento no estado, do presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB/MA Luís Pedrosa, e do presidente da comissão de Direito à Moradia da OAB/MA, Rafael Silva. A Seccional Maranhense integra a Ong que tem por objetivo combater a corrupção eleitoral e aprimorar o sistema político brasileiro.

    Para o presidente da OAB/MA, o MCCE é um instrumento importante para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro. Disse ser fundamental rearticulá-lo no Maranhão para garantir que o debate em torno do tema se dê com proposições concretas votadas para o fortalecimento das instituições. Integramos o movimento e consideramos ser fundamental que o MCCE volte a atuar no estado para que se debata com proposições concretas a reforma política e o aprimoramento de nossas instituições, disse. Mário Macieira informou que na segunda-feira, 24, a OAB e o MCCE farão, em Brasília, ato público em prol da reforma política do Brasil. Na ocasião, será lançado o projeto de lei de iniciativa popular para a coleta de um milhão de assinaturas para a reforma política brasileira. O ato acontecerá no plenário da sede da entidade, em Brasília.

    O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Luís Pedrosa, disse que a rearticulação do MCCE no Maranhão está se dando em momento oportuno numa referência às manifestações populares que vem ocorrendo em várias cidades brasileiras em que o combate à corrupção se tornou uma das principais reivindicações dos manifestantes. Mas, na opinião de Pedrosa, é fundamental que os movimentos organizados possam contribuir para que essas manifestações espontâneas da população se traduzam em reivindicações concretas voltadas para a melhoria da classe política e das instituições brasileiras. Vamos abrir um canal de interlocução com os representes desses movimentos para que possamos ter uma pauta racional, afirmou.

    Na sequência, o ex-coordenador do MCCE no Maranhão, o conselheiro federal Guilherme Zagallo fez uma explanação sobre o histórico do movimento. Lembrou que sua criação ocorreu em 2002 e tem atuação em todo o Brasil. É composto por mais de 50 entidades e teve como ponto a mobilização da sociedade em torno do projeto de lei que resultou na lei 9840 conhecida como Ficha Limpa. O fundamental do MCEE é que ele contribui para a construção de uma alternativa de atuação política em nosso país, afirmou.

    Foto: Handson Chagas

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações271
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entidades-rearticulam-movimento-de-combate-a-corrupcao-eleitoral-no-maranhao/100577777

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)