Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/MA solicita ao Governo concurso público para procurador do Estado

    Requerimento nesse sentido foi assinado pelo presidente da OAB/MA, Mario Macieira, e pelo presidente da Comissão de Advocacia Pública da Seccional, Daniel Blume

    há 11 anos

    A OAB/MA protocolou requerimento no Palácio dos Leões por meio do qual solicita ao Governo Estadual a realização de concurso para o cargo de procurador do Estado do Maranhão (advogado público necessariamente inscrito na Ordem), bem assim para funcionários que o auxilie no exercício da função.

    O documento protocolado explicita ainda problemas vivenciados pela classe de procuradores do Estado e informa que 53 vagas de procurador do Estado da 3ª Classe (previstas na Lei Complementar n. 20/1994, anexo VI) encontram-se desocupadas.

    Assinado pelo presidente da Seccional Maranhense, Mário Macieira, e pelo presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/MA, Daniel Blume, o requerimento traz um levantamento feito pela Comissão que aponta que o Maranhão conta hoje com apenas 67 procuradores na ativa, incluídos os que se encontram à disposição da Assembléia Legislativa e de outras Secretarias. A título de exemplo o Estado do Pernambuco conta, atualmente, com 146 procuradores; o de Alagoas com 100; o Pará com 89, Goiás com 147, Rio de Janeiro com 288, e o Rio Grande do Sul com 296.

    Por conta do número insuficiente de procuradores, o Maranhão figurou, em 2012, em cerca de 60.000 (sessenta mil) demandas judiciais, o que resulta na excessiva média de quase 1000 (mil) demandas por procurador. Além disso, os procuradores ainda têm de atuar em processos administrativos oriundos das Secretarias e da Administração Indireta, sem contar com assessoria, tendo que fazer manualmente o ofício à peça complexa para tribunais superiores.

    Foto: Arquivo

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ma-solicita-ao-governo-concurso-publico-para-procurador-do-estado/100573408

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)