Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-MA RETORNA À UNIDADES HOSPITALARES DE SÃO LUÍS

    há 7 anos

    Em continuidade aos serviços de acompanhamento de algumas unidades de saúde da capital é que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA), por meio da Comissão de Direito à Saúde visitou hoje, 25, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital da Criança com intuito de verificar a situação de tais aparelhos do sistema de saúde de São Luís e constatar se houve avanços após a primeira visita realizada em julho deste ano.

    Participaram da comitiva da OAB Maranhão o presidente da Comissão de Direito à Saúde, Dr. Hélio Maia, o presidente da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos, Dr. Marinel Dutra de Matos, o presidente da Comissão de Defesa das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, Dr. Antônio Roberto Barros Pires, o presidente da Comissão de Jovens Advogados Dr. Misael Mendes da Rocha Júnior, dentre outros.

    A comitiva da OAB Maranhão esteve primeiro na Santa Casa onde, após uma reunião com a diretoria da Casa e uma visita in loco à unidade de saúde, constatou que o hospital continua com leitos ociosos e uma UTI seminova subutilizada enquanto que a rede municipal de saúde tem pacientes em seus corredores. Em julho, a comitiva da OAB-MA sugeriu uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Santa Casa. A parceria tinha como objetivo desafogar hospitais como o da Criança ao receber pacientes nos leitos ociosos da Santa Casa, além de proporcionar um atendimento melhor e mais rápido por meio dos equipamentos disponíveis, todos novos, que não funcionam por falta de recursos para manutenção dos mesmos. “Não temos condições de manter essa estrutura sem a ajuda do governo, além da falta de parceria financeira, o repasse do SUS está atrasado”, afirmou Ibrahim Assub Neto, diretor da Santa Casa de Misericórdia.

    “De uma maneira emergencial propusemos o remanejamento das crianças para a Santa Casa. Mas, pelo que observamos nada foi realizado, não houve um entendimento entre as instituições”, enfatizou Hélio Maia, presidente da Comissão de Direito à Saúde. Ele complementa ainda que a OAB-MA acompanha um trabalho iniciado há alguns meses nessas unidades e está cobrando de seus gestores posicionamentos no tocante às possíveis transferências de pacientes de unidades municipais de saúde para a Santa Casa, que possui mais 40 leitos e uma UTI totalmente sem utilização e pronta para recebê-los.

    A Secretária de Saúde do Município, Dra Helena Duailibe, informou que uma UTI precisa atender vários critérios para ser credenciada e aprovada junto à Superintendência de Avaliação e Controle. “Informamos, por meio de ofício à direção da Santa Casa de Misericórdia para que nos repassem as pendências, no entanto, nunca obtivemos um retorno, enfatizou a secretária. Enquanto as melhorias não são implantadas, os pacientes e familiares das crianças internadas no Hospital da Criança sofrem com a situação. Durante a vistoria, algumas mães procuraram a reportagem para denunciar a falta de estrutura a realização dos procedimentos necessários como exames e a demora no atendimento para a internação na UTI.

    A OAB-MA sugeriu mediar uma reunião na semana que vem entre a SEMUS e a Santa Casa de Misericórdia para que todos juntos cheguem a uma solução e a população, principalmente, tenha um retorno imediato. “Foi muito proveitosa nossas visitas hoje nos hospitais Santa Casa e Hospital da Criança. A saúde clama por mais atenção e respeito, e não pode esperar”, avaliou o presidente Hélio Maia.

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ma-retorna-a-unidades-hospitalares-de-sao-luis/398816543

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)