Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-MA realiza o I FÓRUM DA MULHER E DA ADVOGADA

    há 8 anos

    A Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA realiza no dia 26/10/2016, das 8h às 18h, na sede da entidade, situada à Rua Pedro Emanoel, no bairro Calhau, em São Luís, o "I Fórum da Mulher e da Advogada: Teoria e Prática". Podem participar advogadas (os), operadores do Direito, acadêmicos das diversas áreas do conhecimento e o público em geral.

    O evento tem como tema principal a Valorização da Mulher e da Advogada em diversos contextos. A programação contará com quatro painéis que abordaram questões extremamente relevantes e de grande interesse social, especialmente, para os profissionais e estudantes de direito, psicologia, medicina, enfermagem e pedagogia e também para os profissionais que lutam contra a violência de gênero, atuam no enfrentamento ao feminicídio e na área do Direito de Família.

    Entre eles estão, as “Relações familiares e seus conflitos”; “As Medidas Protetivas de Urgência (MPU´s) como instrumento de enfrentamento à violência de gênero e participação social”; “Feminicídio e os seus avanços na legislação penal face ao elevado índice de mulheres mortas”- análise de casos de repercussão no estado do Maranhão”e "Alienação parental e suas consequências jurídicas".

    INSCRIÇÕES- A inscrição é GRATUITA e deve ser realizada pelo site da OAB/MA (ESA) até o dia 26 de outubro de 2016. O credenciamento será realizado uma hora antes do início do evento, no próprio local. Os participantes terão direito a certificado de participação de 10 horas.

    As inscrições deverão ser feitas por meio do link: http://www.oabma.org.br/esa/agenda/evento/141

    Segundo a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB-MA, em exercício, Nereida Batalha, “essa conferência será um evento de grande importância dentro das ações previstas na programação do Ano da Mulher Advogada, que foi destinado à implementação do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, e que têm como um dos principais objetivos fomentar na sociedade os debates sobre igualdade e gênero”, explica.

    PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO "I FÓRUM DA MULHER E ADVOGADA-Teoria e prática"

    -08H – (CREDENCIAMENTO)

    - 9H:

    PAINEL 1: “RELAÇÕES FAMILIARES E SEUS CONFLITOS”

    Palestrante: Lourival de Jesus Serejo Sousa, Desembargador do TJMA e Presidente do IBDFAM/MA);

    Palestrante: Bruno Alberto Guimarães, Secretário da Comissão do Direito de Família da OAB da Seccional do Maranhão.

    Debatedor: Jorge Bezerra Everton Martins (Presidente em exercício da Comissão de Direito de Família da OAB/MA)

    (INTERVALO)

    - 10:30H -

    PAINEL 2: “DAS MPU’S COMO INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL”.

    Palestrante: Dr. Nelson Melo de Moraes Rego (Juiz de Direito)

    Palestrante: Lindevania Martins (Defensora Pública Titular do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, Graduada em direito, Mestrado em Cultura e Sociedade);

    Debatedor: Larisse Barros Lima, Advogada e Membro da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA.

    (INTERVALO PARA ALMOÇO)

    -15H -

    PAINEL 3: “FEMINICÍDIO E OS SEUS AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO PENAL FACE AO ELEVADO ÍNDICE DE MULHERES MORTAS-Análise de Casos de Repercussão no Estado do Maranhão”.

    Palestrante: Maria de Ribamar F. Cardoso (Membro das Comissões de Direitos Humanos, Segurança Pública e Cidadania, e da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Professora, Instrutora de Segurança Pública e Privada, Especialista em Criminologia pela PUC/MG, Ciências Criminais pela UFBA, Mediação de Conflitos e Direitos Humanos/UEMA e Mestranda em direito/UNLZ/Argentina)

    Palestrante: Susan Lucena (Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Licenciada em Filosofia, Advogada, Especialista em direito previdenciário, Coordenadora do Grupo Interestadual para Investigar, Processar e Julgar mortes violentas de mulheres – Feminicídios Violentos no Estado do Maranhão);

    Debatedor: Nereida Cristina Dutra Batalha (Presidente em exercício da Comissão da Mulher e da Advogada)

    (INTERVALO)

    - 17h30 -

    PAINEL 4: “ALIENAÇÃO PARENTAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS”.

    Palestrante: Joseane de Jesus Correa Bezerra (Juíza de Direito São Luís/MA)

    Palestrante: Terezinha Marques Vale (Secretária Geral do IBDFAM/MA)

    Debatedor: Vivian Bauer, Presidente da Comissão de Direito de Família da OAB Maranhão.

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ma-realiza-o-i-forum-da-mulher-e-da-advogada/398292941

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)